Quais fatores podem afetar a seleção de frutos por aves? Um estudo de caso utilizando modelos de frutos artificias em um fragmento florestal urbano

Visualizações: 210

Autores

  • Gabriele Andreia da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Débora Nogueira Campos Lobato Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG - Unidade Divinópolis

Palavras-chave:

dispersão de frutos; ornitocoria; Parques urbanos

Resumo

As aves são consideradas alguns dos mais eficientes agentes dispersores em função de sua mobilidade e capacidade de voar longas distâncias. Uma grande variedade de plantas possui frutos atrativos e são principalmente dispersos por aves. O objetivo deste trabalho foi analisar se a taxa de consumo de frutos artificias por aves é influenciada pelo seu período reprodutivo e pela coloração dos frutos em um fragmento de área verde urbana. O estudo foi desenvolvido no Parque do Gafanhoto (20°08’21” S e 44°53’17” O), uma área verde urbana com aproximadamente 19 ha localizado no município de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Nossos resultados sugerem que a coloração do fruto é um fator importante na seleção pelas aves, tendo sido os frutos vermelhos os mais consumidos. Além disso, foi possível verificar durante o período não reprodutivo das aves um maior consumo de frutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

SILVA, G. A. da; LOBATO, D. N. C. Quais fatores podem afetar a seleção de frutos por aves? Um estudo de caso utilizando modelos de frutos artificias em um fragmento florestal urbano. Revista Cientifica MG.Biota, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 42–51, 2021. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/MB/article/view/155. Acesso em: 21 nov. 2024.