Contribuição ao conhecimento da ocorrência e distribuição da espécie Stephanopodium engleri Baill. (Dichapetalaceae) em Minas Gerais, Brasil

Visualizações: 236

Autores

  • Mariana Terrôla Martins Ferreira Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Pablo Burkowski Meyer Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Marília Silva Mendes Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Saulo Garcia Rezende Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Patrícia Alves Junqueira Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Victor Teixeira Giomi Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Ana Elisa Brina Sete soluções e Tecnologia Ambiental – Belo Horizonte/MG;
  • Pedro Fiaschi Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.
  • Ana Cristina Silva Amoroso Anastacio Vale S.A. MAC – Mina de Águas Claras - Nova Lima, MG.

Palavras-chave:

biodiversidade, conservação, espécie ameaçada, Minas Gerais, Quadrilátero Ferrífero

Resumo

S. engleri é uma espécie arbórea, endêmica de Minas Gerais, pouco conhecida pela ciência, que devido à escassez de registros em herbários, inicialmente chegou a ser avaliada como “Provavelmente extinta” em 1997. O presente estudo visa contribuir para o conhecimento de sua ocorrência e distribuição no estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada pesquisa e compilação de dados sobre registros da espécie que subsidiarama avaliação de extensão de ocorrência e área de ocupação segundo o critério B da IUCN. A pesquisa resultou em 17 registros em herbários e 34 registros a partir dos estudos de prospecção da espécie, distribuídos principalmente na região central do estado e associados à Floresta Estacional Semidecidual. O incremento dos valores da extensão de ocorrência (EOO) e da área de ocupação (AOO) não alterou a classificação atual do status de conservação da espécie permanecendo como “Em Perigo”. Os resultados reforçam a necessidade de aprofundar os estudos da espécie no estado, principalmente no que se refere aos aspectos ecológicos e biogeográficos, além de ampliar os esforços de coleta da espécie para fins de registros em herbário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

FERREIRA, M. T. M.; MEYER, P. B.; MENDES, M. S.; REZENDE, S. G.; JUNQUEIRA, P. A.; GIOMI, V. T.; BRINA, A. E.; FIASCHI, P.; ANASTACIO, A. C. S. A. Contribuição ao conhecimento da ocorrência e distribuição da espécie Stephanopodium engleri Baill. (Dichapetalaceae) em Minas Gerais, Brasil. Revista Cientifica MG.Biota, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 6–19, 2022. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/MB/article/view/171. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)