Sobre a Revista

Histórico

Periódico iniciado em formato impresso, em abril de 2008, idealizado pelo então Diretor de Biodiversidade, Prof. Célio Murilo de Carvalho Valle, sob a supervisão e coordenação do Gerente de Projetos e Pesquisas, José Medina da Fonseca, com corpo editorial multidisciplinar na área da biota mineira e afins. A Revista MG.Biota foi pensada com a missão de disseminar o resultado das pesquisas científicas autorizadas e realizadas nas Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas - IEF, democratizando o conhecimento acumulado através dos estudos feitos e oportunizando a todo público interessado ampliar a percepção do meio ambiente no qual está inserido, assim como ter uma melhor compreensão da biodiversidade de Minas Gerais.

ISSN:1983-3687

ISSN online: 2675-7893

 

Foco e Escopo

Desde sua criação, a revista MG.Biota busca garantir a divulgação dos resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Minas Gerais, colaborando com toda comunidade científica e interessados na manutenção das unidades de conservação estaduais, que abrigam e preservam um grande número de organismos vivos, muitos dos quais se encontram ameaçados de extinção e tantos outros que ainda são desconhecidos pela ciência. Tem como objetivo principal fomentar a análise e o entendimento da dinâmica do meio ambiente como base para sua preservação e uso sustentável, priorizando abordagens relativas ao estudo das estruturas, distribuição espacial e processos nos diferentes níveis de interação entre aspectos ecológicos (indivíduos, populações, comunidades, ecossistemas) e geossistêmicos (geomorfológicos, hidrológicos, sedimentológicos, pedológicos e paisagens).

A revista mantém as seguintes temáticas e eixos norteadores:  

  • Ambiente e Sociedade
  • Arqueologia
  • Biogeografia
  • Cavidades naturais
  • Conservação e preservação de patrimônio ambiental
  • Ecologia, Biodiversidade e seus correlatos
  • Ecoturismo e turismo sustentável
  • Ecossistema aquático
  • Educação e Epistemologia ambiental
  • Espeleologia
  • Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Modelagem aplicadas ao meio Ambiente
  • Paisagem, Cultura e Meio Ambiente
  • Perda e fragmentação dos hábitats pelo desmatamento
  • Política, Planejamento e Gestão Ambiental
  • Recuperação de área degradada
  • Solos, minerais e rochas
  • Sustentabilidade e áreas protegidas

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista MG.Biota adota o procedimento de "avaliação por pareceres ad hoc" (peer review), sendo o artigo submetido a pelo menos dois avaliadores externos. Estes terão o prazo de 30 dias para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por igual período, desde que o parecerista manifeste esse desejo. 

Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral. 

Eventuais edições especiais podem ser realizadas, a fim de prestigiar eventos de interesse institucional e acadêmico.

As submissões mantêm o sistema contínuo, ou seja, o artigo que for submetido e aceito entrará na edição mais próxima.

 

Política de acesso livre e direitos autorais

A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista MG.Biota,  sem ônus, o direito de primeira publicação. Somente após publicação no sítio eletrônico oficial da MG.Biota, os autores estão autorizados a reproduzir os trabalhos veiculados, com a devida citação. 

Ao submeter trabalhos à MG.Biota, os autores concordam em tornar seus textos disponíveis segundo a Licence Creative Commons, CC-BY-NC 4.0, que permite acessar, distribuir e reutilizar os trabalhos para fins não comerciais desde que citado os autores e a fonte.

Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.

Os autores declararam que o artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico, assumindo total responsabilidade por sua originalidade, podendo responder por eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.

Os autores se responsabilizam pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados.

A Equipe editorial se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

 

Sistema de cobrança

Revista MG.Biota  não faz nenhuma cobrança para submissão, avaliação, revisão e publicação de manuscritos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

Acesse:

 

Mapa do Portal

Sobre este sistema de publicação

Estatística

 

Este conteúdo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, exceto onde consta de outra forma.