Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, conforme abaixo.

Diretrizes para Autores

Configuração dos trabalhos para submissão:

. Artigos inéditos;

. Artigos de revisão originais;

. Resenhas;

. Resumos;

. Nota científica

. Artigos especiais (Em Destaque)

Os artigos devem trazer dados inéditos, que não tenham sido publicados e/ou submetidos à publicação, e sejam resultantes de pesquisa no âmbito da temática da biota mineira.

São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos. Contudo, o editor, com a assistência de consultores especializados, reserva-se o direito de sugerir ou de solicitar modificações necessárias.

- Em destaque: Esta seção é curta e aborda um assunto relevante dentro do tema de cada número do boletim. O argumento desta seção pode ser espécies em extinção, espécies importantes para o ecossistema abordado, etc. A autoria pode ser dos mesmos autores dos artigos do boletim ou de outro autor, conforme critério dos editores.

Os pesquisadores-autores devem preparar os originais de seus trabalhos, conforme as orientações das normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT):

NBR 6022:2018 - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica;

NBR 6023:2018 – Referências – Elaboração;

NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções;

NBR 6028:2003 – Resumo;

NBR 10520:2002 – Citações no texto.

Apresentação gráfica:

a) formato Word, fonte Arial, tamanho 12,

b) espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; espaço duplo entre as seções do texto,

c) alinhamento justificado, margens: superior e inferior 2,5 cm; direita e esquerda 2 cm;

d) tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm); itálico para palavras em língua estrangeira; número de páginas: entre 20 e 30 laudas.

 Apresentação dos artigos deverá seguir a seguinte estrutura:

a) título centralizado em Negrito e o subtítulo, se houver deverá ser separado do título por dois pontos e grafado em letras minúsculas;

b) nome completo (s) do (s) autor (es): por extenso, alinhado à margem direita,

c) em nota de rodapé indicar titulação completa, afiliação institucional e endereço eletrônico de cada autor;

d) resumo bilíngue em português e inglês com, no máximo, 200 palavras cada, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas; palavras-chave: em língua portuguesa e inglesa, e separadas entre si por ponto, espaçamento simples entrelinhas;

e) datas de submissão e aprovação do artigo:

f) introdução

g) revisão de literatura;

h) material e métodos;

i) resultados e discussão;

j) conclusão;

h) referências - deverá ser relacionada ao final do texto, em ordem alfabética, fonte Arial 10, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas e duplo entre referências. Não serão aceitos lista de referências em padrão Vancouver e outros.

Anexo e/ou apêndices (opcional).

Notas de rodapé: As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas, indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, fonte 8, em ordem crescente e listadas no rodapé da página, utilizando traço contínuo de 3 cm, a partir da margem esquerda, com alinhamento justificado e espaçamento simples entrelinhas.

Ilustrações: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros, ou seja, qualquer ilustração deverá estar precedida de sua palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, se houver.

No texto, a ilustração deve ser citada e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. O tipo de ilustração, o número de ordem, o título, a fonte, a legenda e as notas devem ser justificados às margens da ilustração. Toda ilustração deverá conter dados sobre a autoria, localizada em sua parte inferior, fonte tamanho 10, na seguinte apresentação (Fonte: AUTORIA, ano).  As ilustrações que se apresentam em forma de imagens deverão possuir resolução de, no mínimo, 300 DPIs.

As tabelas que apresentem informações tratadas estatisticamente devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE

Os quadros com informações textuais deverão ser agrupados em colunas. Nenhum deles deve ser fechado lateralmente.

As tabelas e quadros deverão possuir título claro e conciso, localizado em sua parte superior, centralizado, precedido da palavra designativa (TABELA ou QUADRO) em letras maiúsculas, seguida do seu número de ordem e em fonte tamanho 12. Deverão integrar o texto pela indicação TAB. ou QUADRO, acompanhado do número de ordem ou localizar-se entre parênteses no final da frase.

A fonte é obrigatória, mesmo que seja produção do próprio autor (Fonte: Elaborado pelo autor, ano).

A referência completa relativa à fonte da ilustração deverá constar na listagem de referências no final do trabalho

REFERÊNCIAS/EXEMPLOS

 - Sobre a quantidade de autores a serem informados: até 3 autores, sempre indicar todos; quatro ou mais autores, convém indicar todos, mas também é permitido indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al.

Exemplo:

AGUIAR, Paulo Henrique Pires de; LEHMANN, Marcio F.; SIMM, Renata Faria; ANTUNES, Ápio Claudio; RAMINA, Ricardo; MACIEL, Damacio Ramón Kaimen (org.). Tratado de neurologia vascular: princípios básicos, diagnóstico e terapêutica. São Paulo: Roca, 2012. E-book

Ou

AGUIAR, Paulo Henrique Pires de et al. Tratado de neurologia vascular: princípios básicos, diagnóstico e terapêutica. São Paulo: Roca, 2012. E-book.

- O uso de traço sublinear--------- na lista de referências, para indicar obras com o mesmo autor e de mesmo autor e título, foi extinto na versão atual da norma.

Exemplo:

DIEGUES, A.C. Etnoconservação da natureza: enfoques alternativos. São Paulo: Hucitec. 2000

DIEGUES, A.C. (Org.) Etnoconservação: novos rumos para a conservação. São Paulo: Hucitec. 2000

- Nas referências de documentos de acesso online:  foram suprimidos os sinais < > que eram utilizados antes e depois do link de acesso.

Exemplo:

CASTIGLIONI, G. L.; COSTA, J. A. V.; ALEGRE, R. M. Estudo da produção de lipase por Burkholderia cepacia. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 637-644, jul./ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/esa/v23n4/1809-4457-esa-23-04-637.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.

- Teses e dissertações: indicação de orientador: poderá ser informado após o título.

Exemplo:

MARTINS, Carlos Romero. Caracterização e manejo da gramínea Melinis minutiflora P. Beauv. (Capim-Gordura): uma espécie invasora do cerrado. 2006. Orientador: John Du Vall Hay 145 f. Tese (Doutorado em Ecologia) -Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

- Trabalhos apresentados em congresso: em eventos no todo, o título Anais é sucedido de três pontos entre colchetes (sem o destaque/recurso tipográfico): Anais […]

Exemplo:

SEVILHA, A. C.; SCARIOT, A.; NORONHA, S. E. Estado atual da representatividade de unidades de conservação em florestas estacionais deciduais no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 55. Anais [...] 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Botânica, 2004. p. 1-63.

- Periódicos

Exemplos:

 MARTINS, S.G.; SILVA, M.L.N.; AVANZI, J.C.; CURI, N.; FONSECA, S. Fator cobertura e manejo do solo e perdas de solo e água em cultivo de eucalipto e em Mata Atlântica nos Tabuleiros Costeiros do estado do Espírito Santo. Scientia Forestalis, v. 38, n. 87, p. 517‑526. 2010.

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-. ISSN 0034-723X.

- Livros

Exemplos:

CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://fiocruz.br/editora/media/05-PMUSB.pdf. Acesso em: 4 set. 2009.

CARVALHO, Paulo Ernani Ramalho. Espécies florestais brasileiras: recomendações silviculturais, potencialidades e usos da madeira. Colombo: EMBRAPA/CNPF,1994.640p.

- Legislações

Exemplos:

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

BRASIL. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e estabelece critérios e normas para a criação, a implantação e a gestão das unidades de conservação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, jul. 2000. Disponível em: http//www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm. Acesso em: 4 de set.2009.

MINAS GERAIS. Decreto n. 36.073 de 27 de setembro de 1994.  Cria a Estação Ecológica de Fechos. Minas Gerais, Belo Horizonte, 28 set. 1994.

- Citações no texto:           

Citações Diretas: Regras Gerais para apresentação (NBR-10520, 2002)

a) Citações com até três linhas: devem ser inseridas no texto sem itálico e entre “aspas duplas”. As aspas simples são utilizadas para indicar citação dentro de citação.

As indicações de autoria (entre parênteses) devem vir em letras maiúsculas, seguidas da data e páginas.

Um autor: (MCGREGOR, 1999, p. 1).

Dois autores: (MORAES; SOUZA, 1997).

Três autores: (DUDZIAK; GABRIEL; VILLELA, 2000).

Mais de três autores: (BELKIN et al., 1982, p. 76).

Entrada pelo título: O DESENVOLVIMENTO... (1998)

b) Citações com mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem, fonte Arial, tamanho 10, ou vinte e oito toques da margem esquerda com um tipo de letra menor do que a utilizada no texto, sem as aspas e com espaçamento entrelinhas simples. (NBR 14724, 2002, p. 5).

c) Citação de citação: É a citação de um texto que se tem acesso a partir de outro documento.

Exemplo:

No texto:

Leedy (1988 citado por RICHARDSON, 1991, p. 417) compartilha deste ponto de vista ao afirmar “os estudantes estão enganados quando acreditam que eles estão fazendo pesquisa, quando de fato eles estão apenas transferindo informação factual [...]”.

No rodapé: faz-se a referência do autor citado.

- Agradecimentos:  quando houver, deverão ser breves e diretos e vir após as Referências Bibliográficas.

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direito Autoral

O (s) autores (es), no ato da submissão do manuscrito, deverão anexar declaração assinada, nos seguintes termos:

“Transfiro para o Instituto Estadual de Florestas, por meio da Diretoria de Unidades de Conservação - DIUC, todos os direitos sobre a contribuição (citar Título), caso seja aceita para publicação no MG-Biota. Declaro que esta contribuição é original e de minha responsabilidade, que não está sendo submetida a outro editor para publicação e que os direitos autorais sobre ela não foram anteriormente cedidos à outra pessoa física ou jurídica. ”

OBS.: Caso o artigo submetido seja resultado de pesquisa autorizada pelo IEF, citar o número da autorização na referida declaração.

A declaração deverá conter: local e data, nome completo, CPF, documento de identidade e endereço completo.