Forrageio social de catetos (Dicotyles tajacu, Tayassuidae):

uma espécie ameaçada de extinção em Minas Gerais

Autores

  • Fernanda de Souza Sá Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP
  • Dhiordan Deon Lovenstain Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP
  • Beatriz Cristiana da Silva Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP
  • Cristiano Schetini de Azevedo Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP
  • Robert John Young University of Salford Manchester
  • Danusa Guedes Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP

Palavras-chave:

modelo produtor-usurpador, sucesso de forrageio, habilidade competitiva, forrageio social, táticas de forrageio, centralidade

Resumo

O Modelo Produtor-Usurpador é uma ferramenta importante para avaliar estratégias de forrageamento utilizadas por membros de grupos sociais. O objetivo deste trabalho foi verificar se características individuais de catetos influenciam no investimento da tática de produtor e no sucesso de forrageio durante o contexto de forrageio social. Foi observado que o investimento na tática de produtor pelos catetos não estava relacionado ao comportamento. Por outro lado, indivíduos com maiores habilidades competitivas obtinham maiores sucessosde alimentação durante o forrageio social. Não foi encontrada uma linearidade na hierarquia de dominância.No entanto, as taxas de interações agonísticas individuais foram maiores durante o contexto de forrageio social. Concluiu-se que catetos aumentaram a intensidade de interações agonísticas durante o momento de alimentação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Forrageio social de catetos (Dicotyles tajacu, Tayassuidae):: uma espécie ameaçada de extinção em Minas Gerais. Revista Cientifica MG.Biota, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 32–50, 2021. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/MB/article/view/165. Acesso em: 25 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

11-20 de 33

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.