Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os autores deverão obrigatoriamente utilizar os Templates dos trabalhos disponíveis.
  • Pelo menos um dos autores do artigo deverá possuir título de Mestre ou Doutor.

Artigos

A estrutura, apresentação e conteúdo dos trabalhos submetidos à Revista deverão obedecer às seguintes orientações, elaboradas em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as especifidades da Revista:

Coautoria

Em caso de coautoria, todas as pessoas designadas como autoras devem ter participado significativamente da elaboração do trabalho. É permitido até 8 autores. Ressaltamos que pelo menos um dos autores dos trabalhos submetidos à RMRH deverá possuir título de mestre ou doutor.

ARTIGO CIENTIFICO

Para elaborar os artigos a serem submetidos à RMRH, os autores deverão obrigatoriamente utilizar o Template: artigo cientifico. Os arquivos de qualquer submissão só serão analisados neste formato. Pedimos a gentileza de não modificar o tipo de fonte e nem o tamanho da mesma no Template, mas manter o padrão adotado, inclusive no espaçamento entrelinhas, seja no RESUMO ou ABSTRACT, seja no texto. Em caso de dúvidas, seguem abaixo as regras detalhadas:

Apresentação gráfica dos artigos cientificos

Os arquivos deverão ser submetidos em formato Word, nas seguintes especificações:

1. fonte: Times New Roman, tamanho 12, na cor preta;

2. espaçamento entrelinhas: 1,5 cm;

3. margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm direita e inferior;

4. alinhamento: justificado;

5. parágrafo: recuo de 2,0 cm na primeira linha e espaçamento de 0 pt, antes e depois;

6. tamanho: A4 (21 cm x 29,7 cm);

7. usar itálico para palavras em língua estrangeira;

8. número de páginas: entre 07 e 25.

Estrutura dos artigos cientificos

A estrutura dos artigos respeitará as seguintes especificações: 

  1. título e subtítulo (se houver): título em caixa alta, centralizado e em negrito. O subtítulo, quando houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. A tradução do título para o inglês deve constar logo abaixo, com apenas a letra inicial da primeira palavra em letra maiúscula, centralizado, em itálico e com fonte do mesmo tamanho. O subtítulo, se houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. Em caso de artigo em inglês, o título deve ser traduzido para o português;
  2. Identificação de autoria: Não deve constar o nome dos autores no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de dados de identificação nas propriedades do documento. Todos os dados de identificação dos autores deverão obrigatoriamente ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do trabalho no OJS, como: nome, sobrenome, e-mail (este e-mail será divulgado no artigo), OrciD (caso não possua, clique aqui), ID do currículo Lattes, Instituição/Afiliação (por extenso), país, resumo da biografia (nível de titulação, afiliação institucional [por extenso], função profissional na instituição de origem e qualquer outra informação que julgar relevante);
  3. resumo em língua portuguesa: no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;
  4. resumo em língua inglesa: com no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;
  5. palavras-chave: em língua portuguesa e inglesa, de três a cinco palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, espaçamento simples entrelinhas;
  6. introdução;
  7. revisão de literatura;
  8. material e métodos;
  9. resultados e discussão;
  10. conclusão;
  11. referências: deverão ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas e duplo entre referências. Não serão aceitos artigos que apresentarem uma lista de referências em padrão Vancouver, APA, entre outras;
  12. anexo e/ou apêndices (opcional).

Outras orientações sobre artigos cientificos

Os títulos das seções do artigo deverão ser alinhados à esquerda e precedidos por seu indicativo numérico, em ordem progressiva, separado por um espaço entre o número e o título. Eles devem ser destacados gradativamente utilizando-se os recursos de negrito, caixa alta, itálico e sublinhado. Os títulos sem indicativo numérico (resumo, referências, anexo e apêndices) deverão ser centralizados.

 

 

Notas técnico-científicas

NOTA TÉCNICO-CIENTÍFICA

Para elaborar as notas técnico-cientificas a serem submetídas à RMRH, os autores deverão obrigatóriamente utilizar o Template: nota técnico-cientifica. Os arquivos de qualquer submissão só serão analisados neste formato. Pedimos a gentileza de não modificar o tipo de fonte e nem o tamanho da mesma no Template, mas manter o padrão adotado, inclusive no espaçamento entrelinhas, seja no RESUMO ou ABSTRACT, seja no texto. Em caso de dúvidas, seguem abaixo as regras detalhadas:

Apresentação gráfica das notas técnico-cientificas

Os arquivos deverão ser submetidos em formato Word, nas seguintes especificações:

  1. fonte: Times New Roman, tamanho 12, na cor preta;
  2. espaçamento entrelinhas: 1,5 cm;
  3. margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm direita e inferior;
  4. alinhamento: justificado;
  5. parágrafo: recuo de 2,0 cm na primeira linha e espaçamento de 0 pt, antes e depois;
  6. tamanho: A4 (21 cm x 29,7 cm);
  7. usar itálico para palavras em língua estrangeira;
  8. número de páginas: entre 07 e 15.

Estrutura das notas técnico-cientificas

- título e subtítulo (se houver): título em caixa alta, centralizado e em negrito. O subtítulo, quando houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. A tradução do título para o inglês deve constar logo abaixo, com apenas a letra inicial da primeira palavra em letra maiúscula, centralizado, em itálico e com fonte do mesmo tamanho. O subtítulo, se houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. Em caso de artigo em inglês, o título deve ser traduzido para o português;

- Identificação de autoria: Não deve constar o nome dos autores no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de dados de identificação nas propriedades do documento. Todos os dados de identificação dos autores deverão obrigatoriamente ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do trabalho no OJS, como: nome, sobrenome, e-mail (este e-mail será divulgado no artigo), OrciD (caso não possua, clique aqui), ID do currículo Lattes, Instituição/Afiliação (por extenso), país, resumo da biografia (nível de titulação, afiliação institucional [por extenso], função profissional na instituição de origem e qualquer outra informação que julgar relevante);

- resumo em língua portuguesa: no máximo 150 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;

- resumo em língua inglesa: no máximo 150 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;

- palavras-chave: em língua portuguesa e inglesa, até três palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, espaçamento simples entrelinhas;

- introdução;

- desenvolvimento;

- conclusão;

- referências: deverão ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas e duplo entre referências. Não serão aceitas notas técnico-científicas que apresentarem uma lista de referências em padrão Vancouver, APA, entre outras;

- anexo e/ou apêndices (opcional).

 

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