Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho foi formatado utilizando o TEMPLATE disponibilizado no menu "Submissões" do site da RMRH.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O trabalho não é constituído exclusivamente por partes de teses, dissertações ou outros trabalhos científicos previamente divulgados em repositórios ou bibliotecas digitais.
  • As URLs das referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Pelo menos um dos autores do trabalho possui título de Mestre ou Doutor.

Artigo

A estrutura, apresentação e conteúdo dos artigos submetidos à Revista deverão obedecer às seguintes orientações, elaboradas em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as especifidades da Revista:

Coautoria

Em caso de coautoria, todas as pessoas designadas como autoras devem ter participado significativamente da elaboração do trabalho. É permitido até 8 autores. Ressaltamos que pelo menos um dos autores dos trabalhos submetidos à RMRH deverá possuir título de mestre ou doutor.

Para elaborar os artigos a serem submetidos à RMRH, os autores deverão obrigatoriamente utilizar o Template: artigo cientifico. Os arquivos de qualquer submissão só serão analisados neste formato. Pedimos a gentileza de não modificar o tipo de fonte e nem o tamanho da mesma no Template, mas manter o padrão adotado, inclusive no espaçamento entrelinhas, seja no RESUMO ou ABSTRACT, seja no texto. Em caso de dúvidas, seguem abaixo as regras detalhadas:

Apresentação gráfica dos artigos cientificos

Os arquivos deverão ser submetidos em formato Word, nas seguintes especificações:

1. fonte: Times New Roman, tamanho 12, na cor preta;

2. espaçamento entrelinhas: 1,5 cm;

3. margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm direita e inferior;

4. alinhamento: justificado;

5. parágrafo: recuo de 2,0 cm na primeira linha e espaçamento de 0 pt, antes e depois;

6. tamanho: A4 (21 cm x 29,7 cm);

7. usar itálico para palavras em língua estrangeira;

8. número de páginas: entre 07 e 25.

Estrutura dos artigos cientificos

A estrutura dos artigos respeitará as seguintes especificações: 

- Título e subtítulo: título em caixa alta, centralizado e em negrito. O subtítulo, quando houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. A tradução do título para o inglês deve constar logo abaixo, com apenas a letra inicial da primeira palavra em letra maiúscula, centralizado, em itálico e com fonte do mesmo tamanho. O subtítulo, se houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. Em caso de artigo em inglês, o título deve ser traduzido para o português;

- Identificação de autoria: Não deve constar o nome dos autores no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de dados de identificação nas propriedades do documento. Todos os dados de identificação dos autores deverão obrigatoriamente ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do trabalho no OJS, como: nome, sobrenome, e-mail (este e-mail será divulgado no artigo), ID do OrciD (caso não possua, clique aqui), ID do Currículo Lattes (caso não possuaclique aqui), Instituição/Afiliação (por extenso), país, resumo da biografia (nível de titulação, afiliação institucional e função profissional na instituição de origem);

- Resumo em língua portuguesa: no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;

- Resumo em língua inglesa: com no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;

- Palavras-chave: em língua portuguesa e inglesa, de três a cinco palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto, espaçamento simples entrelinhas;

- Introdução;

- Revisão de literatura;

- Material e métodos;

- Resultados e discussão;

- Conclusão;

- Referências: deverão ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas e duplo entre referências. Não serão aceitos trabalhos que apresentarem uma lista de referências em padrão Vancouver, APA, entre outras;

- Anexo e/ou apêndice (opcional);

- Agradecimento (opcinal).

Outras orientações sobre artigos cientificos

Os títulos das seções do artigo deverão ser alinhados à esquerda e precedidos por seu indicativo numérico, em ordem progressiva, separado por um espaço entre o número e o título. Eles devem ser destacados gradativamente utilizando-se os recursos de negrito, caixa alta, itálico e sublinhado. Os títulos sem indicativo numérico (resumo, referências, anexo e apêndices) deverão ser centralizados.

 

 

Nota técnico-científica

A estrutura, apresentação e conteúdo das notas técnico-cientifícas submetidas à Revista deverão obedecer às seguintes orientações, elaboradas em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as especifidades da Revista:

Coautoria

Em caso de coautoria, todas as pessoas designadas como autoras devem ter participado significativamente da elaboração do trabalho. É permitido até 8 autores.

Para elaborar as notas técnico-cientificas a serem submetídas à RMRH, os autores deverão obrigatóriamente utilizar o Template: nota técnico-cientifica. Os arquivos de qualquer submissão só serão analisados neste formato. Pedimos a gentileza de não modificar o tipo de fonte e nem o tamanho da mesma no Template, mas manter o padrão adotado, inclusive no espaçamento entrelinhas, seja no RESUMO ou ABSTRACT, seja no texto. Em caso de dúvidas, seguem abaixo as regras detalhadas:

Apresentação gráfica das notas técnico-cientificas

Os arquivos deverão ser submetidos em formato Word, nas seguintes especificações:

1. fonte: Times New Roman, tamanho 12, na cor preta;

2. espaçamento entrelinhas: 1,5 cm;

3. margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm direita e inferior;

4. alinhamento: justificado;

5. parágrafo: recuo de 2,0 cm na primeira linha e espaçamento de 0 pt, antes e depois;

6. tamanho: A4 (21 cm x 29,7 cm);

7. usar itálico para palavras em língua estrangeira;

8. número de páginas: entre 07 e 15.

Estrutura das notas técnico-cientificas

- Título e subtítulo: título em caixa alta, centralizado e em negrito. O subtítulo, quando houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. A tradução do título para o inglês deve constar logo abaixo, com apenas a letra inicial da primeira palavra em letra maiúscula, centralizado, em itálico e com fonte do mesmo tamanho. O subtítulo, se houver, deverá ser separado do título por dois-pontos e grafado em letras minúsculas. Em caso de nota técnico-científica em inglês, o título deve ser traduzido para o português;

- Identificação de autoria: Não deve constar o nome dos autores no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de dados de identificação nas propriedades do documento. Todos os dados de identificação dos autores deverão obrigatoriamente ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do trabalho no OJS, como: nome, sobrenome, e-mail (este e-mail será divulgado no artigo), ID do OrciD (caso não possua, clique aqui), ID do currículo Lattes (caso não possua, clique aqui), Instituição/Afiliação (por extenso), país, resumo da biografia (nível de titulação, afiliação institucional e função profissional na instituição de origem);

- Resumo em língua portuguesa: no máximo 150 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;

- Resumo em língua inglesa: no máximo 150 palavras, parágrafo único, justificado, espaçamento simples entrelinhas;

- Palavras-chave: em língua portuguesa e inglesa, até três palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto, espaçamento simples entrelinhas;

- Introdução;

- Desenvolvimento;

- Conclusão;

- Referências: deverão ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas e duplo entre referências. Não serão aceitas notas técnico-científicas que apresentarem uma lista de referências em padrão Vancouver, APA, entre outras;

- Anexo e/ou apêndice (opcional);

- Agradecimento (opcional).

 

Política de Privacidade

Os dados pessoais e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.