Informação para Autores

Diretrizes para autores

Deseja enviar contribuições à RMRH? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um trabalho cientifico. Caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.

A estrutura, apresentação e conteúdo dos trabalhos submetidos à Revista deverão obedecer às seguintes orientações, elaboradas em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): 

              Orientações para submissão de trabalhos cientificos.

Fazer uma nova submissão para a seção Artigos.

Fazer uma nova submissão para a seção Notas técnico-científicas.

Referências

A seguir serão expostos alguns exemplos de referências: 

Publicação impressa

Livros

 - Com 1(um) autor:

THAME, A. C. de M. A cobrança pelo uso da água. São Paulo: Instituto de Qualificação e Editoração, 2000.

Até 3(três) autores:

REBOUÇAS, A. da C.; BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Escrituras, 2002.

 - Mais de 3 (três) autores:

SOUZA, C. N. M. et alSaneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015.

Organizador, coordenador destacado:

 DESCHAMPS, E.; MATSCHULLAT, J. (Org.). Arsênio antropogênico e natural: um estudo em regiões do Quadrilátero Ferrífero. Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente, 2007.

 - Autor institucional

INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS. Estudo de regionalização de vazão para o aprimoramento do processo de outorga no estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: IGAM, 2012.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda ambiental na administração pública - A3P. 3. ed. Brasília: MMA, 2006.

 - Autor não mencionado:

DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993.

Tese, dissertação e monografia

NASCIMENTO, A. R. Recuperação de áreas mineradas no Brasil: ocorrência de planejamento a longo prazo. 2001. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2001.

Legislação

MINAS GERAIS. Decreto n. 46.754 de 28 de dezembro de 2018. Altera o Regulamento do ICMS – RICMS, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro de 2002. Diário Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, 29 dez. 2018. p.5.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (Brasil). Resolução n. 313, de 29 de outubro de 2010. Dispõe sobre o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 nov. de 2002. p.10.

Artigos

VON SPERLING, M. Alternativas tecnológicas para o tratamento de águas residuais. Ação ambiental, Viçosa, v.2, n.6, p. 11-14, jun./jul.1999.

Trabalho apresentado em congresso ou outro evento

TARIN, D. M. de. Gestão integrada de licenciamento ambiental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL, 9., 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Instituto o Direito por um Planeta Verde, 2005. p.15-24

Capítulos de livros

CAPITANI, E. Toxicologia. In: DESCHAMPS, E.; MATSCHULLAT, J. (Org.). Arsênio antropogênico e natural: um estudo em regiões do Quadrilátero Ferrífero. Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente, 2007. p. 38-50.

Publicação on-line (Internet)

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/cidadania/wpcontent/uploads/2014/04/Livro-verde.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.

DANTAS, E. M.; ALMEIDA, M. C. X. Para uma narrativa complexa das ciências, ou a arte de reconstruir conceitos. Debates em Educação, Maceió, v.12, n.28, p. 739-747, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p739-747. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9928. Acesso em: 30 nov. 2021

Notas de rodapé

As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas, indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página, utilizando traço contínuo de 5 cm, a partir da margem esquerda em fonte no tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples entrelinhas.

Citações

 As citações respeitarão as seguintes especificações:

Citações diretas curtas (até três linhas)

 Deverão ser apresentadas no corpo do texto, entre aspas duplas. A especificação da autoria poderá anteceder a citação, no formato Autoria (ano, página) ou após a citação no formato (AUTORIA, ano, página).

Citações diretas longas (com mais de três linhas)

 Deverão constituir parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte no tamanho 10, sem aspas, e com espaçamento simples entrelinhas. A especificação da autoria poderá ser colocada antes da citação, no formato Autoria (ano, página), ou após à citação, no formato (AUTORIA, ano, página).

Citações indiretas

Deverão ser colocadas no corpo do texto, sem aspas. A especificação da autoria poderá ser colocada antes da citação, no formato Autoria (ano), ou após a citação, no formato (AUTORIA, ano).

Citação de citação

Deverá se restringir a publicações de difícil acesso. A especificação da autoria deverá indicar o sobrenome do autor do documento não consultado seguido da expressão apud e o sobrenome do autor do documento efetivamente consultado.

Ilustrações e Tabelas

As tabelas e as ilustrações deverão ser centralizadas na página. As tabelas e qualquer que seja o tipo de ilustração (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), devem ser precedidas de sua palavra designativa, com a letra inicial maiúscula, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título em fonte tamanho 12, localizado em sua parte superior, e alinhado à esquerda desta.

As tabelas apresentam dados estatísticos numéricos, enquanto os quadros contêm informações textuais agrupadas em colunas. As tabelas não devem ser fechadas lateralmente e, deverão ser padronizadas conforme as Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

As tabelas e as ilustrações deverão conter dados sobre a autoria, localizado em sua parte inferior, fonte tamanho 10, no formato Fonte: AUTORIA (ano). A fonte é obrigatória, mesmo que seja produção do próprio autor, e deve ser citada no formato, Fonte: Elaborado pelo autor (ano). A referência completa relativa à fonte deverá constar na listagem de referências no final do trabalho. Legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver), deverão constar logo após a indicação da fonte.

As ilustrações e as tabelas devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Deverão ser indicadas no texto pela forma como foram designadas, com a letra inicial maiúscula, acompanhada do número de ordem:  Tabela 1, Mapa 2. Ou estar entre parênteses em letras maiúsculas, seguido do número de ordem no final da frase ou parágrafo (TABELA 1, MAPA 2).

As ilustrações que se apresentam em forma de imagens deverão possuir resolução de 300 dpi.

As orientações acima não excluem a necessidade de consulta às seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do IBGE: 

  • NBR 6022:2018: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação;
  • NBR 6023:2018: Informação e documentação – Referências – Elaboração;
  • NBR 6024:2012: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação;
  • NBR 6028:2003: Informação e documentação – Resumo – Apresentação;
  • NBR 10520:2002: Informação e documentação – Citações – Apresentações.
  • Normas de apresentação tabular do IBGE, 1993.