Igam apresenta Revista Mineira de Recursos Hídricos em evento Internacional no Recife
O Instituto Mineiro de Gestão de Recursos Hídricos (Igam) apresentou, no dia 30/08, durante a 21ª edição do Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), algumas de suas ações de fomento científico e a Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH). O evento aconteceu de 28 a 30 de agosto, em Recife, Pernambuco, com o central: “Água e Nosso Futuro”.
A Revista Mineira de Recursos Hídricos foi apresentada aos participantes durante o evento paralelo: “O poder da Disseminação do Conhecimento - Fontes de Publicações”. A RMRH é uma publicação científica de fluxo contínuo, editada pelo Igam desde 2020. Ela reúne artigos, pesquisas e notas técnicas relacionadas ao planejamento e à gestão hídrica, e já publicou obras de pesquisadores de mais de 30 instituições, entre universidades, fundações de pesquisa, agências e comitês de bacias hidrográficas.
Responsável pela apresentação, o analista ambiental e editor interistitucional da RMRH, Alexandre Magrineli, também citou durante o evento outra iniciativa de fomento à pesquisa desenvolvida pelo Igam, o Sisema Comciência Sisema, podcast mensal de entrevistas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
O palestrante lembrou, ainda, da parceria firmada entre o Igam e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que prevê investimento de R$ 1 milhão em pesquisas científicas relacionadas à hidrologia, com resultados a serem entregues em 2025.
“Nossa participação neste evento teve como foco aprimorar a Revista Mineira de Recursos Hídricos, buscando dentre os participantes de outros Estados brasileiros, de Portugal e dos demais países de língua portuguesa novos avaliadores e potenciais nomes para ampliar nosso Conselho Editorial”, explicou Alexandre Magrineli.
O Silubesa
O Simpósio é um evento de grande relevância para os profissionais e estudantes das áreas de engenharia sanitária e ambiental em Portugal e no Brasil. Realizado alternadamente em território português e brasileiro, o simpósio se consolida como um fórum de discussão e debate sobre os principais desafios e avanços nesses setores.
O encontro é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB).
Fonte: site Igam.