Uma década de pesquisas nas turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59824/rmrh.v3i.222

Palavras-chave:

Turfeira, Organossolos, matéria orgânica do solo, reconstituição paleoambiental

Resumo

Há dez anos às turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional vem sendo estudadas, especialmente pelos pesquisadores vinculados a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em parceria com diversas instituições que em trabalhos interinstitucionais têm contribuído muito para o avanço no conhecimento sobre as turfeiras de montanhas tropicais, sobre a dinâmica da matéria orgânica e sobretudo na reconstituição paleoambiental da região da Serra do Espinhaço Meridional. Diante disso, essa revisão tem o objetivo de sintetizar um esboço dos trabalhos que já foram realizados nas turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional ao longo da última década, os principais objetivos, resultados e conclusões de cada um deles, que podem subsidiar a discussão de resultados encontrados nas pesquisas a partir de então, para que seja possível dar continuidade a essas pesquisas tão importantes, conectando as informações já existentes com as que vierem a ser obtidas a partir de então. As pesquisas foram acontecendo de maneira a se complementarem, partindo de simples trabalhos de caracterização inicialmente até pesquisas mais aprofundadas atualmente. Não se pode deixar de ressaltar o que é preconizado nas conclusões de todos esses estudos sem exceção que é a importância de preservação das turfeiras para que elas possam continuar a cumprir seu papel no sistema prestando os serviços ambientais tão úteis aos seres humanos, a sociedade e ao ambiente. E apesar de todas essas pesquisas ainda existem mais perguntas que respostas acerca de tudo o que já foi descoberto a partir do estudo da matéria orgânica do solo das turfeiras e seus microfóssies guardados por milhares de anos, assim sendo essas pesquisas precisam continuar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thamyres Sabrina Gonçalves, Instituto Estadual de Florestas (IEF)

    Geógrafa, Mestre em Ciência Florestal, Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Monitora Ambiental no Instituto Estadual de Florestas (IEF). Docente na Especialização em Ensino de Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

  • Alexandre Christófaro da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Agrônomo, Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenador do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração nas Turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional

  • Camila Rodrigues Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Agrônoma. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

  • Ingrid Horák Terra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Engenheira Florestal. Doutora em Ciência do Solo. Professora do Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

  • Uidemar Morais Barral, Universidade de Brasília (UnB)

    Agrônomo. Doutor em Produção Vegetal. Professor da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

GONÇALVES, Thamyres Sabrina; SILVA, Alexandre Christófaro da; COSTA, Camila Rodrigues; TERRA, Ingrid Horák; BARRAL, Uidemar Morais. Uma década de pesquisas nas turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional. Revista Mineira de Recursos Hídricos, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. e022010, 2022. DOI: 10.59824/rmrh.v3i.222. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/NM/article/view/222. Acesso em: 15 fev. 2026.

Artigos Semelhantes

11-13 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.