Sobre a Revista
Histórico
A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), ISSN 2675-3359, é uma publicação científica editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), instituída em 20 de fevereiro de 2019, pela Portaria Igam nº 07/2019, com publicação do primeiro número em junho de 2020.
Inicialmente, a Revista adotou a periodicidade semestral, nesse formato publicou dois números: o primeiro em junho (v.1, n.1) e o segundo em dezembro (v.1, n. 2) de 2020. A partir de 2021 (volume 2), a RMRH passa a publicar um único volume anual.
Periodicidade
Periodicidade anual (volume anual) com fechamento no mês de dezembro.
A Revista tem fluxo contínuo de recebimento e publicação, mas a submissão dos trabalhos destinados a compor cada volume do periódico deverá respeitar o seguinte prazo:
- até 31 de agosto para compor o volume a ser fechado em dezembro do mesmo ano. Após esse prazo, os trabalhos submetidos serão avaliados para o volume subsequente.
Foco e Escopo
A RMRH tem o objetivo de conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de gestão recursos hídricos.
Serão aceitos trabalhos que discorram sobre temas relativos a recursos hídricos, nas seguintes subáreas:
- águas subterrâneas e poços profundos;
- análises qualitativas dos recursos hídricos;
- análises quantitativas dos recursos hídricos;
- aproveitamento hidrelétrico de recursos hídricos;
- controle de enchentes e de barragens;
- direito e normas relativas aos recursos hídricos;
- gestão pública de recursos hídricos;
- hidrometeorologia;
- instrumentos de gestão de recursos hídricos;
- planejamento integrado dos recursos hídricos;
- questões sociais relacionadas aos recursos hídricos;
- regulação do uso dos recursos hídricos;
- sedimentologia;
- sistemas de informação em recursos hídricos;
- tecnologia e problemas sanitários de irrigação;
- uso e reuso de recursos hídricos;
- desastres ambientais;
- e outros temas correlatos.
Tipos de Trabalhos
Serão aceitos trabalhos inéditos em português e inglês, e que não tenham sido submetidos para avalição em outros periódicos ou eventos, nas seguintes tipologias:
- artigos científicos;
- notas técnico-científicas.
Considera-se trabalho inédito, aquele que ainda não foi publicado ou divulgado, sendo seu conteúdo desconhecido do público.
Não serão aceitos artigos ou notas técnico-científicas constituídas exclusivamente por partes de teses, dissertações ou outros trabalhos científicos previamente divulgados em repositórios ou bibliotecas digitais.
Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos cujos resumos foram previamente publicados em anais de eventos, desde que:
- o resumo seja sintético e apresente, de forma concisa e seletiva, os resultados parciais do trabalho submetido à RMRH;
- a informação sobre a publicação prévia de resumo seja compartilhada pelos autores no ato da submissão do trabalho à RMRH;
- o resumo previamente publicado seja devidamente citado e conste nas referências do trabalho submetido à RMRH.
Cada volume será composto por até 20 trabalhos.
Processo de Avaliação por Pares Cegos
Os trabalhos submetidos à RMRH passarão por duas etapas de avaliação. A primeira etapa, denominada triagem ou análise prévia, será realizada pelo Conselho Editorial e destina-se à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores. Em caso de aprovação na primeira etapa de avaliação, os trabalhos serão submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review, realizada por, pelo menos, dois pareceristas externos (avaliadores ad hoc). Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.
Ressalta-se que o processo será transparente e documentado no Open Journal Systems (OJS).
Diretrizes para autores
Em caso de coautoria, todas as pessoas designadas como autoras devem ter participado significativamente da elaboração do trabalho. É permitido até 8 autores. Ressaltamos que pelo menos um dos autores dos trabalhos submetidos à RMRH deverá possuir título de mestre ou doutor.
Todo trabalho submetido para avaliação deve seguir as Orientações para submissão de trabalhos científicos e utilizar o Template de Submissão, onde constam instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas. O seu uso é obrigatório.
Taxas
A RMRH não cobra taxas para a submissão, publicação, avaliação ou revisão dos trabalhos.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Política de acesso livre
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público.
Direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), sem ônus, o direito de primeira publicação. Somente após publicação no sítio eletrônico oficial da RMRH, os autores estão autorizados a reproduzir os trabalhos veiculados, com a devida citação.
Ao submeter trabalhos à RMRH, os autores concordam em tornar seus textos disponíveis segundo a Licence Creative Commons, CC-BY-NC 4.0, que permite acessar, distribuir e reutilizar os trabalhos para fins não comerciais desde que citado os autores e a fonte.
Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores e divulgadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores declararam que o artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico, assumindo total responsabilidade por sua originalidade, podendo responder por eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Os autores se responsabilizam pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados.
A Equipe editorial se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Este conteúdo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, exceto onde consta de outra forma.