Revista Mineira de Recursos Hídricos alcança Qualis B3
A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), comemora um avanço relevante ao conquistar a classificação Qualis B3, resultado superior ao obtido na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Qualis Periódicos é o sistema utilizado pela Capes para classificar a qualidade dos periódicos científicos nos quais são divulgadas as produções intelectuais dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
De acordo com Alexandre Magrineli, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam e editor interinstitucional da RMRH, a evolução da revista é resultado de um trabalho contínuo desde sua criação. “A RMRH foi criada em 2019, em meio ao quadriênio de avaliação 2017–2020. Desde então, a equipe editorial vem implementando ações consistentes para ampliar a relevância do periódico no meio acadêmico, científico e na gestão de recursos hídricos”, destaca.
Entre as iniciativas adotadas estão a capacitação permanente da equipe editorial, o aprimoramento dos critérios de avaliação e aceite dos artigos, a participação em eventos para divulgação do periódico, a adoção de software antiplágio e a melhoria contínua do site e do sistema de gestão editorial, baseado na plataforma Open Journal Systems (OJS). Essas medidas contribuíram para o aumento gradual das submissões e culminaram na conquista da classificação Qualis B3.
A classificação Qualis é considerada estratégica para a comunidade científica brasileira, pois impacta diretamente a avaliação dos programas de pós-graduação e orienta pesquisadores na escolha de periódicos com maior reconhecimento e impacto acadêmico.
Novo volume
A RMRH está com chamada aberta para a submissão de artigos científicos e notas técnico-científicas que irão compor o volume 7 (2026). Os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de agosto. Após esse prazo, as submissões recebidas passarão a ser avaliadas para o volume subsequente.
Com periodicidade anual, a RMRH adota o sistema de fluxo contínuo para recebimento e publicação de trabalhos, com encerramento de cada volume em dezembro. Os artigos devem ser originais e inéditos, redigidos em português ou inglês, e submetidos exclusivamente pelo site da revista. O uso do template oficial é obrigatório, e pelo menos um dos autores deve possuir título de mestre ou doutor. Os trabalhos aprovados são publicados sem custos para os autores e recebem DOI (Digital Object Identifier).
Criada oficialmente em 20 de fevereiro de 2019, por meio da Portaria Igam nº 07/2019, a Revista Mineira de Recursos Hídricos publicou seu primeiro número em junho de 2020. Inicialmente semestral, a publicação passou a adotar, a partir de 2021, um único volume anual. Os avaliadores que atuam no processo editorial recebem certificados que reconhecem sua participação como pareceristas ad hoc do periódico.
Conheça a RMRH: rmrh.igam.mg.gov.br
Fonte: Site Igam




















