Política de Ética

A  Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH) está comprometida com a ética e a qualidade dos trabalhos publicados. Apoiamos os padrões de comportamento ético para todas as partes envolvidas no processo editorial, desde autores, editores, avaliadores e revisores. 

A RMRH se mantém alinhada às diretrizes básicas para a integridade na atividade científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e às diretrizes éticas do Commitee on Public­­ation Ethics  (COPE) 

Verificação de plágio 

Prezando pela ética editorial dos trabalhos submetidos e publicados, a RMRH utiliza o software iThenticate de verificação de similaridade de conteúdo/plagiarismo. A Revista exige originalidade e ineditismo dos trabalhos, bem como a correta citação e referenciação às obras de outros autores. 

Conflito de interesses 

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentemente ou não, possam influenciar a elaboração ou avaliação dos manuscritos. Os conflitos de interesses podem ser de ordem pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou de natureza religiosa. Visando manter a imparcialidade do processo editorial, qualquer tipo de conflito de interesse deve ser comunicado à equipe editorial. 

Erros e retratação 

Nos casos de erro em um trabalho publicado que comprometa a originalidade, o ineditismo e a leitura do artigo, percebidos pelo autor, colaboradores e leitores em geral, deve-se notificar imediatamente a equipe editorial da RMRH, por meio do e-mail rmrh.igam@meioambiente.mg.gov.br, que providenciará as medidas cabíveis para as correções e ajustes.  

A retratação é um instrumento público para registrar, corrigir e comunicar problemas em uma publicação, tais como: 

  1. Cópias na íntegra, em que o(s) autor(es) tenham se apropriado indevidamente da ideia original de outro trabalho;  
  2. Publicações em outros periódicos do mesmo conteúdo em data anterior ou posterior à publicação na RMRH; 
  1. Adulteração ou plágio de material e métodos ou de metodologia do trabalho publicado, bem como não observação de rigor científico e acadêmico;  
  2. Utilização de meios indevidos para a obtenção de resultados, bem como adulteração dos resultados ou apropriação indevida do trabalho de outro(s) autor (es);  
  3. Verificação a posteriori de que as conclusões não poderiam ser alcançadas através da metodologia (material e métodos) aplicada;  
  4. Avaliações realizadas sem respeitar as políticas de conflitos de interesses;  
  5. Ausência de citação adequada da fonte da informação veiculada no trabalho publicado, desrespeitando direitos autorais.  

A retratação documenta, mediante comunicação do Editor-chefe, o conteúdo retratado e é publicada no mesmo periódico em que se encontra o trabalho.