Comportamento germinativo de sementes de Cecropia pachystachya Trec. (Urticaceae) provenientes de campos rupestres da Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais

Visualizações: 281

Autores

  • Vanessa da Cruz Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Yumi Oki Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Geraldo Wilson Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Flávia Peres Nunes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Vinicius Augusto da Silveira Vieira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Ambientes extremos, espécie pioneira, germinação de sementes, tolerância climática, Serra do Cipó.

Resumo

Cecropia pachystachya é uma espécie pioneira com ampla distribuição no Brasil e encontrada em várias formações vegetais, incluindo até mesmo os Campos Rupestres. Este estudo avaliou a germinabilidade das sementes de Cpachystachya provenientes de campo rupestre da Serra do Cipó, em Minas Gerais, em temperaturas constantes de 15, 20, 25, 30 e 35ºC e alternadas de 15-25ºC e 20-30ºC sob fotoperíodo de 12 horas claro e 12 horas escuro (12C:12E) e escuro contínuo. A porcentagem de germinação entre as temperaturas constantes foi semelhante (média= 67%) e também entre as temperaturas alternadas sob fotoperíodo de 12C:12E e escuro contínuo (média= 60,7%). Esses resultados revelam uma tolerância à variação térmica para a germinação de sementes de C. pachystachya, o que provavelmente auxiliou no aumento populacional da espécie observado na Serra do Cipó nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

CARVALHO, V. da C.; OKI, Y.; FERNANDES, G. W.; NUNES, F. P.; VIEIRA, V. A. da S. Comportamento germinativo de sementes de Cecropia pachystachya Trec. (Urticaceae) provenientes de campos rupestres da Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais. Revista Cientifica MG.Biota, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 19–29, 2021. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/MB/article/view/156. Acesso em: 17 maio. 2024.