Avaliação da interação de Callithrix aurita em cativeiro, frente a uma árvore artificial de PVC e a estruturas de madeira

Visualizações: 118

Autores

  • Natassha Calisa Tamada de Andrade Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Fabiano Rodrigues de Melo Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Fernanda de Fátima Rodrigues da Silva Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Mayra Fonseca Zerlotini Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Luiz Gustavo Costa de Souza Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Mariana Soares da Silva Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Natalia de Sales Vieira Vitória Universidade Federal de Viçosa/MG

Palavras-chave:

Bem-estar animal, Comportamento, Ambientação

Resumo

O Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da Universidade Federal de Viçosa é um criadouro científico voltado para a conservação de Callithrix aurita e C. flaviceps. Seus recintos têm, além das estruturas de madeira, uma árvore feita de PVC, que por se tratar de um material não usual em tais ambientes, necessita de estudos acerca da sua viabilidade. Sendo assim, esta pesquisa visou analisar o comportamento de dois indivíduos de C. aurita diante das estruturas de PVC e madeira. A partir da metodologia animal focal, os comportamentos expressos em cada tipo de estrutura foram anotados a cada 30 segundos, durante uma hora, em dois turnos: manhã e tarde. Foram realizadas 60 horas de observação para cada animal no período entre março e maio de 2021 e, para análise dos dados, foi utilizado o teste de qui-quadrado com nível de signifi cância de p≤0,05. Entre os comportamentos analisados, apenas três foram mais frequentemente realizados no PVC e 18 foram mais expressos na madeira, mostrando uma preferência por essa estrutura. Apesar disso, foi possível concluir que a utilização do PVC, juntamente com a madeira, pode ser viável, pois grande maioria dos atos, apesar da diferença na frequência, foram executados em ambos os materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

DE ANDRADE, N. C. T.; DE MELO, F. R.; DA SILVA, F. de F. R.; ZERLOTINI, M. F.; DE SOUZA, L. G. C.; DA SILVA, M. S.; VITÓRIA, N. de S. V. Avaliação da interação de Callithrix aurita em cativeiro, frente a uma árvore artificial de PVC e a estruturas de madeira. Revista Cientifica MG.Biota, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 34–49, 2022. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/MB/article/view/173. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)