Comportamento germinativo de sementes de Jacaranda caroba Vell. D.C (Bignoniaceae) de populações da Serra do Cipó, Minas Gerais, sob diferentes condições de luz e temperatura

Autores

  • Yumi Oki Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
  • Vinicius da Silveira Vieira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Vanessa da Cruz Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Flávia Peres Nunes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Geraldo Wilson Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Germinação, Estabelecimento Vegetal, Restauração Ecológica, Cadeia do Espinhaço, Conservação ambiental.

Resumo

Este estudo avaliou a germinação de sementes de populações de Jacaranda caroba Vell. D.C da Serra do Cipó, MG, sob diferentes condições de luz e temperatura. As sementes foram acondicionadas em placas de Petri estéreis, incubadas em câmaras de germinação nas temperaturas constantes de 15, 20, 25, 30 e 35°C e alternadas de 15-25°C e 20-30°C, sob fotoperíodo de 12 horas (claro/escuro) e escuro contínuo. A taxa de germinação foi maior de 20 a 30°C (69 e 86%, respectivamente) sob regimes de presença e total ausência de luz, revelando ser uma espécie fotoblástica neutra. Sob 30°C obteve-se maior germinabilidade, índice de velocidade (2,7) e início mais rápido da germinação (cinco dias). Os resultados encontrados fornecem subsídios para otimizar seu uso em programas de restauração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

Comportamento germinativo de sementes de Jacaranda caroba Vell. D.C (Bignoniaceae) de populações da Serra do Cipó, Minas Gerais, sob diferentes condições de luz e temperatura. Revista Cientifica MG.Biota, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 30–41, 2021. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/MB/article/view/157. Acesso em: 20 fev. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 37

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.