Educação em saúde em tempos de escassez de recursos hídricos como catálise para o desenvolvimento social

uma análise do município de Mueda – Moçambique

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.59824/rmrh.v4.256

Palavras-chave:

Escassez hídrica, Estiagem, Mueda

Resumo

O artigo discute a educação sanitária, como instrumento didático-pedagógico, em tempos de insuficiência de recursos hídricos, com impacto sobre o desenvolvimento social no município de Mueda. Apresenta a trajetória histórico-social dos makondes radicados no planalto de Mueda. Aborda o modo como os recursos hídricos afetam o desenvolvimento social dos habitantes do município, analisando questões educacionais, de acesso à água e de desenvolvimento social. A pesquisa é bibliográfica e dá primazia a leitura e análise de textos científicos e documentos referentes às políticas de gestão hídrica do município, estabelecendo diálogo em torno da escassez da água e os impactos dela decorrentes. Constatou-se que a escassez hídrica no município tem origem na estiagem, na forma de gestão e na forma de captação da água. Por conta da situação geográfica, a região de Mueda é propensa e condenada à estiagem e à escassez de água pela natureza altiplanáltica. A solução da escassez da água depende da disponibilização de financiamento tanto pelas autoridades governamentais, quanto do apoio de organizações externas. A construção de um sistema de captação mais robusto e/ou reforma do existente pode ser a solução do problema. Além disso, políticas públicas voltadas à educação, para a mudança de atitude face à gestão da água, tanto das comunidades locais, quanto das autoridades municipais, distritais e provinciais são ações primordiais a serem instituídas e aprimoradas visando mitigar a escassez da água. Enquanto as políticas não forem postas em prática, a falta de água no município seguirá sendo um problema por resolver.

Keywords: Water scarcity. Draught. Municipality of Mueda.

 

ABSTRACT

This paper discusses health education, as a didactic-pedagogical tool, in times of insufficient water resources, with an impact on social development in the municipality of Mueda. It presents the social and historical trajectory of the Makondes living on the plateau of Mueda. It addresses how water resources affect the social development of the inhabitants of the municipality, analysing educational issues, access to water and social development. The research is bibliographic and prioritises the reading and analysis of scientific texts and documents relating to water management policies in the municipality, establishing a dialogue on water scarcity and its impacts. It was found that water scarcity in the municipality has its origins in the drought, in the form of management and in the form of water catchment. On account of its geographical situation, the Mueda region is prone and doomed to drought and water scarcity due to its high plateau nature. The solution for water scarcity depends on the availability of funding both from government authorities and support from external organisations. The construction of a more robust catchment system and/or the reform of the existing one may be the solution to the problem. In addition, public policies aimed at education for a change in attitude towards water management, both for local communities and municipal, district and provincial authorities arekey actions to be instituted and improved in order to mitigate water scarcity. Until these policies are put into practice, water scarcity in the municipality will remain an unsolved problem.

   

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Biografia do Autor

Julio Magido Velho Muara, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutor em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - Programa de Pós Graduação em Educação - Brasil. Mestre em Gestão de Empresas, pela Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) - Maputo. Licenciado em Ensino de Português, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Maputo. Especialista em Organização e Gestão de Serviços Sócio-Sanitários, pela Universidade de Bolonha (UNIBO) - Itália. Técnico Médio de Administração e Gestão de Hospitais, pelo Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM). Atualmente é pós-doutorando na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido/Plandites e Professor/Pesquisador no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) - Maputo - Moçambique. Tem experiência na área de ensino de Políticas Educacionais de Moçambique em curso de pós-graduação em Ciências da Educação, ensino de Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão e Organização e Gestão com destaque para a formação de Técnicos Superiores de Saúde.

Bertulino José de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutor em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra - Portugal(2013). Estágio doutoral (2011) Universitè Paris Oueste Nanterre La Défense - Paris X. Pós Doutorado - Antropologia Social e Cultural, Universidade de Coimbra, Departamento de Ciências da Vida (2020). Professor Adjunto IV com Dedicação Exclusiva na UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Curso de Educação Física do CAPF. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - Plandites. Foi docente da Pós Graduação(especialização) da FAL - Faculdades de Natal, Faculdades Integradas de Patos - FIP e da UAB-IFRN (Educação a distância). Tem experiência nas Ciências Humanas e Sociais com ênfase nas relações e na atenção à saúde. Preocupa - se com questões relacionadas à vida com qualidade, estruturação do pensamento e saúde mental, tema que investiga atualmente e atua como extensionista. Investe na literatura e cinema como ferramentas para dialogar com a abordagem do transtorno mental sob diferentes aspectos. Ainda, orientou trabalhos acadêmicos nos seguintes temas: processos educacionais, interdisciplinaridade - ciência - cultura, literatura, estratégias educacionais, cultura, educação, educação física e saúde mental, e orienta PIBIC institucional voltado para a problematização de emergências locais no Alto Oeste Potiguar em Saúde - sofrimento psíquico e saúde mental. Coordenou pesquisa sobre a cultura do futebol analisando: tecnocultura, emoção e transformação social tendo como escopo a Antropologia - Imaginário no esporte. Atualmente dedica-se à investigações no campo da Antropologia do Corpo e da Saúde, sobretudo na perspectiva do planejamento de ações que minimizem os impactos do adoecimento no trabalho e em grupos vulneráveis. Foi pesquisador - bolsista da Rede Cedes RN. Foi líder e é atual membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN e coordena a linha de pesquisa Esporte, Sociedade e Políticas Públicas do Semapa/UFRN. Coordenou o Programa de Extensão Movimentus: Arte, cultura, educação, saúde e qualidade de vida.

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

MUARA, J. M. V.; SOUZA, B. J. de. Educação em saúde em tempos de escassez de recursos hídricos como catálise para o desenvolvimento social: uma análise do município de Mueda – Moçambique. Revista Mineira de Recursos Hídricos, Belo Horizonte, v. 4, p. e023003, 2023. DOI: 10.59824/rmrh.v4.256. Disponível em: https://periodicos.meioambiente.mg.gov.br/NM/article/view/256. Acesso em: 21 nov. 2024.